CUIDANDO DAS FINANÇAS

07/11/2018

Vamos citar aqui 6 dicas, que, colocadas em prática, irão diminuir e muito suas chances de participar desta triste estatística.

1) Controle cada centavo, este controle pode ser feito em livro caixa, planilha de excel, aplicativos ou sistemas de gestão, não importa, o essencial é ter este controle na palma de sua mão.

2) Separe as contas da Empresa das contas de casa, tenha duas contas no banco, uma para cada. Há muitos bancos que não estão mais cobrando tarifas de contas de pessoas físicas, informe-se para não ficar pagando tarifas sem necessidade. Faça retiradas mensais, controle sua retirada separadamente para não pegar mais dinheiro da empresa antes da data estipulada para a retirada mensal.

3) Funcionários custam em média 80% além de seus salários, reserve este dinheiro em uma aplicação de boa liquidez, deposite todos os meses o valor correspondente, assim você fica preparado para pagamentos de rescisão, 13° salário e férias.

4) Faça o possível para não precisar de empréstimos, atualmente os lucros estão reduzidos, a concorrência é enorme, empréstimos irão deixar os bancos mais capitalizados e você o contrário. Não pague juros a bancos, cada centavo pode fazer a diferença no futuro. Se você precisa de dinheiro é porque algo está errado, procure ajuda profissional, mas não entre nessa bola de neve!

5) Se você tem algum parente dentro de sua empresa, principalmente filhos ou netos, fique atento, eles devem ser tratados de forma igual aos demais funcionários. Não os deixe levar mercadorias para casa sem pagar, venda aos menos a preço de custo, controle tudo, isso é mais importante que você imagina.

6) Evite desperdícios, tudo é custo e você pode estar jogando dinheiro fora, faça reuniões com seus colaboradores sobre o tema, você vai se surpreender com a quantidade de informações que eles possuem e muitas vezes não têm espaços para sugerir melhorias.

Autor: André Assis - Radar Negócios

Contato

Obrigado por estar aqui, estamos ansiosos pelo seu contato =)